terça-feira, 19 de julho de 2011

Alimentos que melhoram o sistema circulatório

Cuidar bem do seu sistema circulatório significa ter cuidados com o seu coração e com os vasos sanguíneos. A alimentação e o hábito de vida são fatores de grande influência para o bom funcionamento do seu sistema cardiovascular. Assim, a alimentação inadequada pode trazer problemas como a obesidade, altos níveis de colesterol, baixa concentração de minerais e vitaminas fundamentais ao sistema circulatório.

Devemos evitar:
  • Gorduras saturadas, provenientes de partes de carnes gordurosas (prefira peixes e frango sem pele), as aves com peles e os laticínios integrais, em forma de queijo, leite e iogurte. Manteiga, margarina, gordura hidrogenada, óleos (utilize azeite ou canola), pães (prefira os integrais).
  • Consumo excessivo de café.
  • O excesso de sal na alimentação contribui para a retenção de líquidos.
  • O uso do cigarro pois dificulta a circulação sanguínea.
ACRESCENTE O VERMELHO NA SUA DIETA

As frutas vermelhas podem ser pequenas no tamanho, mas têm nutrientes antioxidantes suficientes para fazer uma verdadeira faxina no organismo. Esse poderoso grupo fortalece a memória, melhora a circulação, previne o câncer.  Fazem parte desse grupo as frutas com cores que variam do vermelho até o quase azul, como morango, framboesa, cereja, amora, ameixa, uva e mirtilo, por exemplo. Essa coloração é caracterizada pela presença de antocianina, substância antioxidante e imunoestimulante, que melhora o funcionamento do sistema circulatório e ainda ajuda a eliminar toxinas do organismo.
Não podemos deixar de fora a melancia, goiaba, pitanga e acerola, apesar da cor avermelhada, não fazem parte das chamadas frutas vermelhas, mas não ficam nada atrás em questão de antioxidantes. A acerola é rica também em antocianina e muita vitamina C. Já as outras são importantes fontes de licopeno (o mesmo encontrado no tomate), carotenóide que combate ao envelhecimento, câncer de próstata e ainda tem propriedade cardioprotetora, que previne o surgimento de doenças cardiovasculares e reduz o risco de infarto agudo do miocárdio.
Para aproveitar seus benefícios, consuma 1 xícara (chá) de frutas vermelhas por dia, variando os tipos durante a semana.

ROXINHO SAUDÁVEL

A cor roxa da amora, uva, jabuticaba, berinjela, beterraba, até da azeitona preta, do repolho roxo e açaí, encontramos também a antocianina, um pigmento natural de ação antioxidante. Responsável pela proteção do sistema cardiovascular,melhoras a circulação sanguínea, evitam trombos. A antocianina exerce também importante função de elimar metais tóxicos que não fazem parte da constituição normal do organismo.

PARA BOA CIRCULAÇÃO
Ingredientes:
1/3 de xícara (chá) de amoras
2 xícaras (chá) de uvas roxas
1/4 de copo (50ml) de água
Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba em seguida.

BEBA VINHO TODO DIA!

Riquíssimo em componentes naturais chamados polifenóis (em especial os favlonoides resveratrol), vinho tinto e suco integral de uva protegem o organismo contra ação antioxidante dos radicais livres, aumentam também o colesterol bom (HDL), melhoram a circulação sanguínea e previnem danos às artérias, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares.
A quantidade dirária de vinho recomendada não deve ultrapassar 300 ml para homens e 200 ml para mulheres. Sendo recomendado o consumo junto com as refeições, para que o álcool seja absorvido mais lentamente.
O suco integral de uva é uma ótima opção para quem não gosta ou não pode tomar álcool pois melhora a fluidez do sangue e também inibe a agregação plaquetária e também é recomendada em casos de anemia, fraqueza, indigestão e para estimular as funções do fígado.





Ame você, ame o seu coração. #ficadica


7 comentários:

  1. Olá, Mona.

    Parabéns pela postagem. Esclarecedora, abrangente e muito bem escrita.

    O bom é que eu e a Fê gostamos bastante das frutas vermelhas e do suco de uva integral. Mas mesmo gostando, a gente praticamente nunca come frutas ou verduras em casa, só quando almoçamos fora. Mas é hora de mudar... a gente sabe disso, hehe.

    Valeu!

    ResponderExcluir
  2. É isso ai Léo... Nunca é tarde pra mudar o hábito. Aos poucos você vai garantindo uma ótima reeducação alimentar. Espero que eu tenha te ajudado.

    ResponderExcluir
  3. Achei muito boa a colocação da acerola como grande fonte de vitamina C, porem, a goiaba que também foi citada supera a acerola, a laranja, o limão e outras frustas que também são ricos em vitamina C.

    ResponderExcluir
  4. brincadeira,otimo post,felicidades beijos

    ResponderExcluir