sexta-feira, 1 de julho de 2011

Benefícios dos vegetais esverdeados

A cor verde de diversos alimentos garantem para o nosso organismo uma infinidade de antioxidantes, fibras, minerais e vitaminas. Protegem contra o câncer e melhoram também a sua digestão.

Brócolis, agrião, rúcula, couve-flor, repolho, couve-de-bruxelas, couve-manteiga e abrobrinha, são alguns dos vegetais que contém sulforafano, um dos elementos responsáveis por dar cor verde aos alimentos. Estes alimentos promovem a produção de enzimas responsáveis por combater a formação de tumores. Agem também contra a bactéria causadora de gastrite e protege contra câncer de estômago, segundo estudo realizado no Japão.

VISÃO PROTEGIDA- A luteína é um outro antioxidante responsável por garantir a coloração esverdeada dos alimentos, age principalmente na área dos olhos protegendo contra a degeneração macular. A doença atinge a mácula, região central da retina que proporciona a visão de detalhes, mais comum apartir dos 60 anos e não existe cura por isso é muito importante a prevenção.

QUANTO MAIS VERDE, MAIS BENEFÍCIOS
  • Folhas verde-escuras (rúcula, agrião, espinafre, almeirão, couve, etc.)-  Excelente fonte de fibras, que melhoram o seu hábito intestinal, além disso são ricas também em cálcio. Devem ser consumidas pelo menos três vezes por semana.
  • Ervas e temperos ( salsa, manjericão, coentro, hortelã, alecrim, etc.) - Salsa e coentro são ricos em vitamina C e ajudam o corpo a eliminar toxinas e metais pesados.
  • Kiwi- Contém vitamina C, que protege os vasos sanguíneos e fortalece o sistema imunológico.
  • Abobrinha- Contém fósforo, cálcio, ferro, magnésio e vitaminas do complexo B, que auxiliam no crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes. Além de possuir pouquíssimas calorias.
Dica: É recomendado o consumo de 3 xícaras (chá) de brócolis por semana. Para manter todos os nutrientes o ideal é cozinhar no vapor. O brócolis auxilia na prevenção de câncer de próstata, segundo cientistas da Inglaterra e também é uma das melhores fontes de ácido fólico, essencial para gestantes. 

Suco para fortalecer as defesas do corpo

1/2 litro de água
1 xícara (chá) de couve-manteiga
1/2 xíxara (chá) de polpa pura de maracujá
1/4 de xícara (chá) de suco puro de limão
Modo de preparo: No liquidificador, bata todos os ingredientes. Se necessário, coe e adoce com mel a gosto. Sirva em seguida.



Então gente, vamos começar a incluir mais alimentos esverdeados na nossa dieta? Além de deixar a nossa refeição mais colorida e saborosa, vamos podem garantir ótimos nutrientes!


Fonte: "Enzimas contra o câncer". Alimentos antioxidantes. Alto astral, ano 1- nº 3- 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário