quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Aveia e seus benefícios


A aveia é um excelente cereal e grande aliada a nossa saúde, pois ela nos auxilia no bom funcionamento do organismo e também é um alimento que contribui  consideravelmente na perda de peso, conforme a pesquisa realizada recentemente na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
É rica em beta-glucana, uma fibra solúvel, responsável pelo bom funcionamento intestinal, garante também que o bolo alimentar permaneça por mais tempo no trato digestivo, e isso mantém a pessoa mais satisfeita.
Contribui ainda para a redução da absorção de gordura, diabetes e doenças cardiovasculares, frequentes em quem sofre de obesidade.
A aveia é aconselhável como preventivo para muitas doenças e para a manutenção da saúde de diversos órgãos do corpo. A seguir alguns dos benefícios da aveia:
  • Reforça o sistema imunológico e combate infecções
  • Melhora o funcionamento do intestino
  • Controla a quantidade de açúcar no sangue
  • Diminui o colesterol ruim
  • Controla a pressão arterial
  • Acalma os nervos e melhora a concentração e o esgotamento mental
  • Ajuda acalmar e suavizar a pele em casos de eczemas, dermatites atópicas e urticária.
  • Ajuda a facilitar a digestão
CONSUMO

A aveia pode ser encontrada em flocos, farelo e farinha. O farelo de aveia é o tipo mais nutritivo e rico em β-glucana. É recomendado de 1 a 2 colheres de sopa diariamente.Pode ser consumida com água, sucos, leite, frutas, iogurtes, e em alimentos feitos de aveia como biscoitos e pães.

AVEIA x COLESTEROL

Uma alimentação que contém a ingestão diária de aveia garante uma diminuição no nível de colesterol e assim protege contra doenças cardiovasculares. Esse efeito acontece pois a aveia atrapalha a absorção de diferentes tipos de gordura no intestino, por esse motivo impede sua transformação em colesterol.

É importante lembrar que o consumo de água é muito importante para todos esses benefícios da aveia e assim garantir o bom funcionamento do intestino.

BISCOITOS DE AVEIA

Ingredientes

1 colher de linhaça
1/2 xícara de óleo de canola
1/2 xícara de aveia
3 colheres de ervas aromáticas picadas
1 pitada de sal

Modo de Preparo

Hidrate a linhaça em 1 colher de sopa de água. Misture com os ingredientes até formar uma massa. Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 5 minutos. Com um rolo, abra a massa. Corte os biscoitos e disponha-os em assadeira. Polvilhe por cima aveia e leve ao forno previamente aquecido. Asse por 10 minutos.

Gostaram? Biscoito muito nutritivo, fácil e rápido de fazer!




Nenhum comentário:

Postar um comentário