quarta-feira, 20 de março de 2013

Gengibre x Emagrecimento

Hoje vamos falar sobre o gengibre, será mesmo verdade que esse alimento nos ajuda a emagrecer?




O gengibre já é muito conhecido através da sua função medicinal no combate a dores de garganta, rouquidão, tosses, gripes e resfriados, agora também está sendo muito falado no seu poder de emagrecimento. 
Sua raiz contém diversos nutrientes como a vitamina B6, cobre, potássio, magnésio, e possui baixo teor de calorias. 
O gengibre possui também ação termogênica, gerando mais gasto de energia para o corpo, isso acontece através da ação termogênica do gingerol, que está contido no gengibre.  
Sendo assim, esse alimento ajuda sim você a emagrecer, juntamente com uma alimentação balanceada e a prática regular de atividade física.
A recomendação diária é que se consuma 1 pedaço (pode ser incluido em preparações, sucos,  ou mesmo podendo mastigar) de 2 cm, durante 3 vezes ao dia. Também pode ser feito um chá com pedaço de 6 cm e tomá-lo 3 vezes ao dia.



RECEITA DE UM SUCO DE GENGIBRE COM MAÇÃ

Este suco combina as propriedades antioxidantes da maçã e do gengibre, que também é estimulante. Para se preparar, centrifugue ou bata no liquidificador 4 maçãs vermelhas pequenas com a casca e com 10 cm de gengibre fresco descascado e em fatias. Coloque em um copo, adicione mel a gosto (ou adoçante) e duas folhas de hortelã picadas.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Alimentos integrais: Por que devemos consumir?

Então meus queridos, depois de um tempo eu senti a vontade de retomar com as postagens no  meu blog, trazendo a vocês muitas dicas de uma alimentação saudável. Hoje vamos falar sobre os alimentos integrais, que são tão falados, e será que realmente sabemos os seus benefícios? Então vamos lá:


O alimento integral é aquele que durante o processo de industrialização sua estrutura não foi modificada, mantendo assim as suas vitaminas, minerais e fibras. 
O consumo desses alimentos integrais, tem sido  bastante incentivado devido as grandes vantagens nutricionais que o mesmo proporciona. 
Quando consumimos esses alimentos, podemos notar que eles nos dão mais saciedade, certo? Isso se explica porque o nosso organismo não digere a fibra tão facilmente, o que nos possibilita a demorar mais pra sentir fome. 
Outro benefício, é que os alimentos integrais nos ajudam na perda de peso, já que estes aumentam o nosso metabolismo, com isso o corpo gasta mais energia. 
Em uma revisão bibliográfica publicada na revista Public Health Nutrition relata que o consumo regular de cereais integrais (como pão, massa, arroz e cereais do café da manhã), contribui para a redução dos fatores de risco relacionados com doenças crônicas, especialmente cardiovascular, diabetes tipo 2, certos tipos de câncer e doenças gastrointestinais.

ENTÃO É IMPORTANTE LEMBRAR QUE QUANTO MAIS FIBRAS, MENOS DOENÇAS CRÔNICAS.

RECEITA DELICIOSA: MACARRÃO INTEGRAL COM LEGUMES

INGREDIENTES:


  • 1 cebola media
  • 2 tomates
  • 1/2 pimentão
  • 1 abobrinha
  • 2 dentes de alho
  • tempero de legumes
  • Manjericão
  • Salsa
  • Cebolinha
  • 400 g de macarrão integral tipo parafuso

MODO DE PREPARO:

  1. Cozinhe o macarrão
  2. Em outra panela no fogo médio coloque um fio de azeite jogue a cebola picada dentro
  3. Mexa até ficar bem molhado e depois coloque o alho cortado, pimentão e a abobrinha bem picados
  4. Deixe o tomate por último ou quando ver que começou a secar demais
  5. Misture depois um tempero de legumes
  6. Não coloque sal, mas nem fica insosso, porque o tempero de legumes ja é bem temperado
  7. Misture o macarrão al dente e mexa bem pra misturar tudo, sempre no fogo médio
  8. Por último jogue folhas de manjericão, salsa e cebolinha, tudo picado


Então é isso pessoal, espero que tenham gostado. Se tiveres dúvidas é só entrar em contato comigo. Beijinhos e até a próxima.