quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Farofa funcional

Gente, hoje estou trazendo para vocês uma receita muito fácil de fazer e que você pode utilizá-la em diversos alimentos como acompanhar frutas, vitaminas, caldos, sopas e feijão. Você pode aproveitar essa receita e fazer para as festas de final de ano, tenho certeza que será um sucesso. Mas vamos para o que importa, que são os benefícios que essa farofa garante em nosso organismo.

Ingredientes:
  • 200g de castanha do Brasil –  excelente fonte de Selênio, mineral antioxidante que combate o envelhecimento precoce e o câncer. Também fonte de ômega 3.
  • 200g de semente de girassol – Ótima fonte de vitaminas A, E e do complexo B e proteínas.
  • 200g de semente de linhaça – É um alimento funcional, fonte de fibras, ômegas 3 e 6 e lignanas. Previne câncer, atenua sintomas de TPM, tem ação antiinflamatória e ajuda a regularizar o funcionamento do intestino.
  • 200g de germe de trigo – Parte nobre do grão. Fonte de proteínas, gorduras insaturadas e vitaminas antioxidantes.
  • 200g de farinha de soja – Fonte de proteínas, fibras, ferro e de isoflavonas. Atenua sintomas de menopausa e é coadjuvante no tratamento de doenças cardíacas.
  • 200g de gergelim – Pode ser uusado como alimento ou como condimento, ótima fonte de proteínas, gorduras insaturadas e cálcio.
Preparo: 
  • Passar no processador a castanha do Brasil, a semente de girassol e a semente de linhaça, até que tenha um pó.
  • Adicionar o germe de trigo, a farinha de soja e as sementes de gergelim. Misturar. Guardar em recipiente bem fechado e de preferência na geladeira.
  • Consumir 3 colheres de sobremesa da farofa ao dia. Misturar em iogurtes, frutas, vitaminas, feijão, sopas, ou onde desejar.

 É uma receita simples e que vai auxilia bastante o seu organismo a funcionar de forma adequada, principalmente se você tem um hábito intestinal irregular.

É isso aí, gente. Até mais!

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Benefícios da Vitamina A

Olá queridos, faz bastante tempo em que eu não posto mais aqui no meu blog, mas a pedidos resolvi voltar e agora com força total.
O verão aqui em Floripa já chegou, não é mesmo? E por esse motivo resolvi falar hoje sobre a Vitamina A, também chamada de retinol, que está totalmente interligada com essa época do ano pois esta vitamina protege o corpo contra os raios ultravioleta, previne também problemas oculares e dá brilho aos fios. Esse nutriente é dividido em vitamina A pré-formada (encontrada em alimentos de origem animal), que é absorvida automaticamente pelo organismo e provitamina A (presentes nos vegetais) que são convertidas em vitamina se o corpo necessitar.
Fontes:
  • Derivados do leite e ovos- queijo prato, queijo mussarela, ricota, manteiga, creme de leite, gema do ovo.
  • Carnes e derivados- fígado, aves, sardinha, óleo de peixe, mariscos.
  • Legumes, verduras e ervas- abóbora, espinafre, brócolis, cenoura, escarola, couve, tomate, salsa e hortelã.
  • Frutas- manga, mamão, abacate, caqui, pêssego, mamão, melancia, melão.
 O tão famoso betacaroteno, é um precursor da vitamina A, que só é transformada em nutriente quando o organismo precisa. Atua na prevenção de muitas doenças, beneficia a visão noturna, aumenta a imunidade, dá elasticidade à pele, brilho aos cabelos e fortalece as unhas e também não esquecendo pela sua grande ajuda no bronzeado. Lembrando que o nutriente não acelera o o bronzeamento, mas a cor amarela que fornece pode proteger contra a ação dos raios ultravioleta, pois ocorre a formação da melanina (pigmento responsável pela proteção dos raios solares).

SUCO BRONZEADOR

Ingredientes:
1/2 xícara (chá) de manga madura picada
1/2 xícara (chá) de mamão papaia picado
1/2 cenoura picada
Suco puro de 2 laranjas
1 copo (200ml) de água mineral ou filtrada


Modo de preparo: Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até ficar homogêneo. Beba em seguida.

 E cuidado gente, não vamos esquecer que nada em excesso é saudável, pois pode ocorrer dores nos ossos e articulações, tonturas, náuseas, quedas de cabelo, cãibras, lesões no fígado, cansaço, irritabilidade e falta de apitite.

E aí, gostaram? Durante a semana eu vou colocando mais dicas para você curtir o seu verão de uma forma mais saúdavel. Beijos e até a próxima!